11 julho, 2011

Recife - PE

Bairro Boa Viagem - Recife/PE

Município possui uma área de 217,494 km² e uma população de 1.536.934 de pessoas. É a sede da área metropolitana que leva seu nome: a Região Metropolitana do Recife é a maior aglomeração urbana do Nordeste brasileiro e quinta maior do país, com 3,7 milhões de habitantes. Classificada pelo IBGE como uma metrópole nacional,o Grande Recife é a metrópole de maior densidade populacional do Nordeste brasileiro e terceira mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, além de ser a cidade nordestina com maior área de influência regional, possuindo a quarta maior rede urbana do Brasil em população. O Recife, das capitais estaduais atuais, é a mais antiga do Brasil.

Cais José Estelita - Recife/Recife Antigo - PE


Ligando os bairros da Cabanga e de São José,  o cais de José Estelita, está situado nas margens da Bacia do Pina, com seu estuário formado pelos rios Capibaribe, Jordão, Pina e Tejipió. No século XIX e nas primeiras décadas do século XX, o local era utilizado como local de pouso para hidroaviões, chegando a ser considerado, na época, um dos mais importantes aeroportos do Nordeste.


No Recife, acontece o encontro do rios Beberibe e Capibaribe que deságuam no Oceano Atlântico. Cercada por rios e cortada por pontes, Recife é cheia de ilhas e mangues que magnificam sua geografia. É conhecida como Veneza brasileira - graças à semelhança fluvial com a cidade européia. 


A cidade sempre foi berço de intensa atividade cultural. Poetas e escritores como Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, Clarice Lispector, Sebastião Uchoa Leite, Nelson Rodrigues, Gilberto Freyre, Paulo Freire, João Cabral de Melo Neto e Joaquim Nabuco são alguns dos grande expoentes.

Cidade que guarda grandes riquezas histórico-culturais e belas praias urbanas, Recife atrai turistas de todo o mundo. Destacam-se nesta atração as manifestações culturais como o carnaval e o são joão, além opulência da participação popular nestas festas.



Festa de São João - Recife Antigo/PE


Desde o dia 08/06, a cidade de Recife, sedia o ciclo junino de São João 2011. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, tem patrocínio de grandes marcas como AmBev, Unilever, Petrobras, Pitu e Targifor C.

Com o mote de incentivo à cultura popular nordestina e o slogan “São João tradicional, a gente faz na Capital”, a campanha criada pela agência Makplan para a Festa de São João 2011.





Concurso de Quadrilhas é uma das atrações das festas de São João de Recife.


Inspiradas em ilustrações da literatura de cordel, as peças apresentam figuras típicas da cultura nordestina e homenageiam dois dos maiores nomes da música popular: Terezinha do Acordeom e o Quinteto Violado.



Feirinha de Arte e Artesanato de Boa Viagem - Recife/PE

A Pracinha de Boa Viagem é um lugar maravilhoso, localizada próxima à praia do bairro de Boa Viagem, nela funciona, todos os dias da semana, a partir das 14h, uma feirinha com produtos artesanais e comidas típicas. Nesta feira, podemos encontrar, nas 216 barracas, produtos como renda, porta-retratos, bijuterias, camisas com frases temáticas e souvenires da cidade, ao mesmo tempo deliciosas tapiocas, acarajés, canjicas e milho verde. No centro da praça se encontra uma bela igreja católica.


Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem - Recife/PE

A Capelinha de Nossa Senhora da Boa Viagem, Templo erguido à orla do mar por iniciativa do Pe. Leandro Camelo surgiu de um vilarejo tipo aldeia, naquela praia distante, sem luz, sem água e sem transporte.


Em 8 de setembro de 1948, por decreto do Sr. Arcebispo Dom. Miguel de Lima Valverde, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, com a elevação de sua igreja à categoria de matriz, sendo seu primeiro Pároco Monsenhor Romeu Vasconcelos de Sá Barreto, que aqui permaneceu de 1º de janeiro de 1949 a 06 de agosto de 1967, quando faleceu.


Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem - Recife/PE

Um dos lugares mais lindo que tive a oportunidade de visitar...


Rua da Aurora
 A Rua da Aurora é conhecida hoje por seus belos casários que preenchem toda sua extensão, mas nem sempre ela teve esse nome, nos primórdios recebeu o nome de Cassimiro em homenagem ao seu primeiro posseiro, e depois tentaram batizá-la de rua Visconde o Rio Branco, mas o povo já a chamava de Aurora e assim continuou, isso devido a todas suas construções estarem voltadas para o sol nascente. 

Nas feirinhas de artesanato, podemos encontrar muitos quadros e mini esculturas, inpiradas nessa linda paisagem.


Artesão na feirinha de Boa Viagem - Recife/PE

Bom, acredito ter me estendido, mas um pouco de cultura não faz mal a ninguém. 

Seguidores,  minha vida de mochileira, esta apenas começando!


Dedico este primeiro poster, sobre minhas viagens aos amigos e parentes. Todos estão presentes em meu coração.


Fico por aqui, sempre agradecendo ao universo todos os momentos belos que ele tem me proporcionado. 

Um Grande beijo a todos.

3 comentários:

  1. Gostei muito do Blog , Recife é Realmente Muito bonita, UM FORTE ABRAÇO E BEIJO .

    ResponderExcluir
  2. Oi Rachel,
    Saudades de vc.
    Mande notícias.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. beijoss seja feliz,saudadess.

    ResponderExcluir